domingo, 20 de junho de 2010

Chocolate & Zucchini


Esta era uma das receita que estava no topo da minha To Do list de doces, mas ainda não tinha tido  oportunidade de a experimentar. A festa de final de ano da escola do Luís pareceu-me a oportunidade certa!

Bolo de chocolate com um ingrediente muito especial, Zucchini, termo em Italiano para a nossa conhecida palavra de origem francesa courgette. O bolo desapareceu em 5 minutos ...

Porque será que, todas as pessoas a quem eu falo num bolo com courgette, olham-me como se eu estivesse maluca?

A receita foi retirada de um dos meus blogues favoritos, Flagrante Delícia de Leonor Bastos .
Segue a receita para quem quiser experimentar (arredondei valores, em relação à receita original).
Não se esqueçam de me dizer posteriormente, como correu e se gostaram.

Ingredientes:

400 g de courgette descascada,
1 ovo,
75 g de manteiga,
63 g de iogurte,
100 g de chocolate negro para culinária partido em pedacinhos,
8 g de fermento,
38 g de cacau em pó,
187 g de açúcar,
½ colher de café de açúcar baunilhado,
200 g de farinha de trigo

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar e polvilhar com farinha a forma ( usei uma forma redonda)
Misturar num recipiente os ingredientes líquidos: os ovos, o iogurte, a manteiga derretida e fria  e a courgette triturada.
Misturar noutro recipiente os ingrediente sólidos: o fermento, o cacau, o açúcar, o açúcar baunilhado, a farinha e os pedacinhos de chocolate.
Adicionar gradualmente os ingredientes secos aos líquidos. Misturar até que a massa esteja homogénea.
Verter a massa sobre a forma com pouca altura.
Levar ao forno durante uns 40 minutos ou até que o bolo esteja cozido.

1 comentário:

  1. Este vou ter que experimentar!Como é de chocolate, talvez a Eva aprove;)
    Lindas fotos!
    Beijos.

    ResponderEliminar