segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Figos cheios para os amantes de figos

Penso que a maioria não sabe que sou Algarvia. Pois é, nasci em Faro. Embora desde pequena me referisse à casa da minha avó como o meu Algarve, sempre o considerei como um local de férias e não propriamente a minha casa uma vez que os meus pais migraram para Lisboa quando eu tinha apenas um ano. No entanto, dadas as minhas raízes, tenho imensas referências Algarvias e uma delas é o figo e como uma boa Algarvia, claro, ADORO figos.
Lembro-me dos meus avós virem a Lisboa passar o Natal connosco e trazerem colares de figos cheios. Desapareciam num piscar de olhos. Para mim esta iguaria sempre teve presença marcante em casa e provavelmente na altura eu não lhe dava o devido valor, até ao dia que deixou de haver...
Muito recentemente, num mercado Algarvio, vi destes figos á venda e fiquei escandalizada com o preço. Nunca me tinha ocorrido que um produto característico da terra fosse tão caro. Pediram-me 12€ ou 12.50€ o kg. Neste dia decidi que ia aprender a fazer os ditos.
Mas não pensem que isto é um mero figo seco em que se enfia lá para dentro umas amêndoas, ou como se vês muitas vezes nos supermercados, nozes. Não... É uma mistura de amêndoas, canela, chocolate e erva-doce que é colocada no interior de um figo seco e que vai a torrar ao forno. A Acção do calor sobre o açúcar do figo dá-lhe um efeito caramelizado e para mim o sabor é indescritível. Dêem-me a escolher entre chocolate e um figo cheio e eu escolherei sempre este último…

Ingredientes
20 Figos secos
100 gr de amêndoas inteiras (com ou sem pele, é ao gosto do freguês)
1 Colher de sopa de chocolate em pó
1 Colher de chá de canela
1 Colher se chá (mal cheia) de erva-doce

Modo de preparação

Cortar as amêndoas grosseiramente (não utilizem amêndoas laminadas). Poderão usar amêndoas com ou sem a pele. Eu pessoalmente prefiro com pele (memórias de infância).
Adicionar às amêndoas, o chocolate, a canela e a erva-doce e misturar tudo muito bem.Colocar no preparado umas duas ou três gotas de água, o suficiente para humedecer o preparo de modo a torna-lo homogéneo.
Alongar o figo, aplicar-lhe um golpe de lado de modo a poder inserir o preparo e por fim disfarçar a abertura.
Colocar os ditos em forno pré-aquecido a 130º. Os meus figos levaram cerca de 1h, 30m. Saberão que estão prontos quando os figos tiverem uma cor castanha dourada, caramelizada.

Saboreiem-nos após arrefecerem. O sabor será mais intenso.

2 comentários: